10 de set. de 2011

Butch Cassidy and Sundance Kid


Lançamento: 1969 (EUA), Direção: George Roy Hill, Atores: Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross, Strother Martin. Duração: 112 min, Gênero: Faroeste
Sinopse: Dois amigos inseparáveis, Butch (um ex-açougueiro, daí o nome) Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos e farras em bordéis. São os marginais mais queridos do seu tempo. Quando são caçados por todo o país por perseguidores implacáveis resolvem ir para a Bolívia e juntamente com Etta (Katharine Ross), a esposa de Sundance, rumam para a América do Sul. Mas esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranqüila.

Esse filme é uma grande surpresa. É um faroeste diferente, onde os protagonistas não são sisudos pistoleiros, mas dois lindos amigos, marginais amados, queridos. Butch é um gaiato sonhador e sem juízo. Sundance é um exímio atirador, calado e muito sensato. Ambos são lindíssimos!
E amizade entre os dois é impressionante. Ver Newman e Redford juntos em cena é muito bom. Pra ecompletar há o estranho triângulo amoroso entre eles e Etta Place, a misteriosa esposa de Sundance.



Quando eles abusam demais roubando reiteradamente o trem a Union Pacific (o que é engraçado), o dono da companhia coloca atrás dos dois os homens da lei mais notáveis da época. A perseguição é implacável e eles, por uma loucura de Butch, resolvem fugir para a Bolívia. Antes disso fazem um tour pelos EUA.
Na Bolívia recomeçam sua vida de assaltos, tentam trabalhar honestamente, mas são novamente implacavelmente perseguidos.
O filme é mesmo surpreendente. Uma das surpresas é a cena da bicicleta, com a música Rain Drops Keep Falling On My Head (a mesma que toca no Homem Aranha 2), que parece (só parece) que não nada a ver com nada. No entanto é uma das mais belas cenas do cinema.
Há outras cenas que são como álbuns de fotos, com músicas. Uma beleza.
Os extras do filme são ótimos, com documentários extensos sobre os verdadeiros Butch e Sundance.
Recomendo muito!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...