Já contei para vocês, estou em processo de habilitação para ter a minha carteira nacional de habilitação. É mesmo um processo. Vou contar tudo, pois a Tânia pediu.
Comecei em maio, ou seja, fui á autoescola Foca, que fica pertinho do meu trabalho e desembolsei setecentos reais para tirar a carteira da categoria B (automóvel até 3.500 ton e 8 passageiros). Esse valor incluiu tudo, menos a prova de legislação. Assim, já estava pago os exames médicos e pesicotécnico, o curso teórico, as aulas práticas, o carro pro exame e sei lá mais o que.
A moça da autoescola marcou o exame médico (tirando e pagando o boleto) que eu fiz ainda em maio.
É um exame besta, de vista, de equilíbrio, de forcinha nas mãos... Tranquilo.
Com a aprovação no exame médico eu marquei o psicotécnico para início de junho. A gente fica lá umas horas fazendo um monte de teste. É tudo fácil, basta prestar atenção nas explicações e fazer com calma. Quem foi nomeado em cargo público já fez. Tranquilo.
Gente, tem que levar toda vez o boleto, CPF, RG, comprovante de residência, originais e cópias. Nem sei quantas cópias de tudo isso tive que tirar.
Aí eu comecei a fazer o curso teórico. São 30 horas em duas semanas. Tem que estudar legislação do trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica, meio ambiente e cidadania.
A gente aprende coisas muito interessantes. Uma delas é que os motoristas fazem tudo ao contrário do que a legislação determina.
Fiz um teste (igual ao que ainda iria fazer no Detran) no fim do curso. Tem que acertar 70%, mas eu acertei tudinho e recebi meu certificado.
Com esse certificado e os documentos e o boleto do exame médico (e as cópias), fui passar uma manhã inteirinha no Detran só para tirar o boleto para fazer a prova de legislação, bem no comecinho de julho.
Gastei outra manhã para fazer a bendita prova. Fiz rapidola em 10 minutos e errei só uma das trinta questões. Vejam só, acertei todas as mais difíceis sobre as infrações e as penalidades eu fui errar uma de meio ambiente que falava sobre o paisagismo na via... Mas também isso nem tinha na apostila! Dane-se!
Recebi a permissão para fazer as aulas práticas e fui direto para a autoescola marcar as aulas. Só tinha vaga a partir do dia 19 de julho. Estou fazendo três por dia, pois volto a trabalhar em agosto e não vou ter tempo.
Então as aulas práticas... O professor me colocou de primeira numa rua de mão dupla, cheia de lombadas, buracos, ciclistas, pedestres, uma confusão.
Dirigir é difícil. Só a prática te dá segurança. Mas estou indo bem, pois não fico nervosa. Não sei se com as 20 horas de aulas práticas que paguei vou conseguir fazer a prova prática.
Só vou fazer quando estiver segura para passar. Espero terminar agosto com a minha provisória.
Só digo que dirigir é tãããããooo boooommmm!
Eu quero um carro só pra mim agora!
4 comentários:
Eras, tu errou só uma?? tá é bom,
eu errei 4 quando fiz.
Agora isso de no 1° dia, colocar aluno em via de fato, eu acho errado, comigo não foi assim, porque isso traumatiza a pessoa, já pensou, tu nunca dirigiu e ele te joga na Augusto montenegro, TU MORRE do coração. UAHAUHAA
Como eu moro em Ananindeua, ele disse que eu tenho que aprender onde vou andar mesmo, pra acostumar com a confusçao toda...
Tu já tiraste a tua? Conseguiu fazer a prova prática direitinho? E a baliza? Terminei as vinte horas da autoescola e estou muito longe de conseguir fazer a prova. Vou fazer mais aulas até conseguir fazer o percurso perfeitamente. Agora, nem te conto, eu e o meu marido financiamos um carro de ricah, com câmbio automático. Não vou poder comprar mais nada nesses três anos, mas meu carro é lindo, vermelho. Agora tenho medo de bater o lindo!
E a rua é pior que a Augusto Montenegro! Estreitinha, mão dupla, sem sinalização, ciclistas, pedestres, buracos, lombadas...
UHAUAHAAU, se meu instrutor tivesse feito isso comigo nos primeiros dias, eu tinha batido o carro, certeza. AHAUAH. Só depois ele me colocou nas ruas com movimento. Eu fiz mais 4 aulas, extras, deixei pra fazer no dia do exame.
Eu já fiz sim, a baliza acertei de primeira, e o percusso do detran já tinha treinado, sabia aonde estavam as paradas obrigatórias e foi fácil.
Só uma vez que o carro morreu, no meio da prova, mas não foi suficiente pra reprovação. Agora melhor coisa mesmo é carro automatico, é muito chato esse negocio de embreagem. Aff
Agora só falta comprar o carro. UAHAUAH
Postar um comentário