15 de mar. de 2011

Air


O A.I.R. (Amour, Imagination, Rêve), ou simplesmente Air, é uma dupla francesa que desde 1998 vem encantando o mundo com sua música. O som de Jean-Benoi t Dunckel e Nicolas Godin é sempre muito leve, etéreo mesmo, não é o tipo de música feita para entreter, mas para criar um estado de espírito, uma atmosfera – talvez por isto as musicas tenham um efeito quase hipnótico quase sempre.

Não é necessário compreender as letras – aliás pouquíssimas de suas músicas têm letra e quanto têm estas são via de regra em inglês -, pois a música do Air fala por si mesma. Os títulos das músicas em seus álbuns são importantes, pois são como pistas dos sentimentos que as faixas devem transmitir. Tente achar um lugar silencioso e calmo e escutar qualquer álbum do Air...é impossível não se contaminar...e quase sempre entrar num estado de contemplação.

O som não é “new age”, ao contrario do que alguns podem estar pensando, na verdade é muito difícil classificá-lo em qualquer categoria. Há quem veja como musica eletrônica, mas são tantas influências incorporadas ao trabalho da dupla que qualquer classe parece pequena para contê-lo. Talvez as influências mais claras sejam Vangelis, Francis Lai e outros músicos assemelhados da década de 70, mas também há elementos de rock psicodélico, soft rock e jazz.


O álbum que eu indico e que tenho ouvido bastante é o “Pocket Symphony”, de 2007, quinto álbum da dupla. O álbum conta com a colaboração de Jarvis Cocker e Neil Hanon. Mas o mais marcante neste álbum é a presença de sonoridades e instrumentos japoneses, o que levou Godin a Okinawa para aprender a tocá-los. O resultado é uma musica ainda mais calma e melodiosa, própria para trilha sonora...acho que é por aí mesmo, se você precisa de uma trilha sonora para aquele seu momento de tristeza, melancolia, angustia, perda, contemplação ou paz, este é o disco!

Recomendo:
- Mer du japon
- Somewhere between walking and sleeping
- Left bank
- Napalm Love
- Once upon a time

P.S.: "Rêve" (lê-se "rév") que aparece no nome da dupla quer dizer sonho em francês, então é mais fácil entender o porquê da música deles ser assim, né?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...